Trombose Venosa Profunda, prevenção é a palavra-chave
A trombose venosa profunda, também conhecida como TVP, é uma doença que pode gerar consequências graves, tanto a curto quanto a longo prazo.
A TVP é causada pela formação de coágulos, chamados de trombos, nas veias profundas. Geralmente, ela se origina nos membros inferiores, como panturrilha e coxas, mas pode acometer os membros superiores. O tratamento mais comum é com o uso de anticoagulantes para a dissolução dos coágulos.
Uma consequência a curto prazo é quando o coágulo se desprende da veia. Ele pode chegar até o pulmão, causando a embolia pulmonar. Dependendo do seu tamanho e do comprometimento da área, pode levar a pessoa à morte.
Já em casos que se desenvolvem mais demoradamente, a trombose pode causar uma insuficiência venosa, atrapalhando o retorno do sangue venoso para o coração.
A trombose é considerada um caso de saúde pública. Por isso, os especialistas se mobilizam todo 13 de outubro, Dia Mundial da Trombose, na campanha Olhos abertos para a trombose, para conscientizar seus pacientes e a população em geral sobre a importância de cuidar da sua saúde vascular.
O que pode causar a TVP?
Ficar muito tempo parado na mesma posição. Isso acontece, por exemplo, em longas viagens em que são feitas sentado, quando o paciente com mobilidade reduzida precisa ficar deitado, sem conseguir mudar de posição sozinho.
Mas há outros fatores que podem desencadear um quadro de trombose, como problemas de coagulação, o cigarro e alguns tipos de medicamentos. Pré-disposição genética e obesidade também pontos de atenção.
Quais os principais sintomas de TVP?
- Vermelhidão, dor e inchaço no local;
- Sensação de peso, queimação e cansaço constante nas pernas;
- Sensação de rigidez ao movimentar ou tocar o local;
- Alteração da cor do local, mais arroxeado ou azulado.
Como se prevenir?
- Manter uma rotina de consulta com o cirurgião vascular;
- Manter hábitos alimentares saudáveis;
- Praticar exercícios físicos;
- Controlar o consumo de bebida alcoólica;
- Não fumar;
- Não ficar muitas horas na mesma posição.