Doenças

Aneurisma da aorta abdominal

Também chamado de AAA, o aneurisma da aorta abdominal é caracterizado por uma dilatação na aorta, devido ao enfraquecimento das camadas que o revestem. O crescimento exagerado pode provocar sua ruptura, que, sem o tratamento imediato, é fatal.

Aterosclerose

A aterosclerose afeta artérias de grande e médio calibre, como as artérias coronárias, as artérias carótidas e as artérias dos membros inferiores, causando o espessamento e endurecimento da parede arterial, reduzindo seu calibre e provocando um déficit sanguíneo.

Doença carotídea

A doença carotídea é uma das principais causas de acidente vascular cerebral. O problema ocorre quando há o estreitamento da carótida, devido ao depósito de gordura na região (aterosclerose). O AVC acontece quando essas placas prejudicam a circulação sanguínea do cérebro.

Pé diabético

O pé diabético é uma das complicações do diabetes. O aumento da glicose no sangue por longos períodos pode provocar o entupimento das artérias responsáveis por irrigar os membros inferiores, além de afetar os nervos locais. A condição pode causar dor, dormência e dificuldade de cicatrização.

Síndromes Compressivas Venosas

Entre as mais frequentes, está a Síndrome de May-Thurner, também chamada de Síndrome de Cocket, que acontece quando a veia ilíaca esquerda é comprimida pela artéria ilíaca direita. Trata-se de uma importante causa de trombose e de insuficiência venosa crônica.

Trombose

A trombose pode se apresentar de forma superficial ou afetar veias profundas, quando é chamada de trombose venosa profunda. A doença é caracterizada pela formação de um coágulo no interior de uma veia. Sem o tratamento adequado, pode causar complicações graves, como a embolia pulmonar e a insuficiência venosa crônica (IVC).

Varizes

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície da pele. As veias das pernas devem reconduzir o sangue ao coração, após irrigar os membros inferiores. Elas possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Quando elas não funcionam adequadamente, o sangue não retorna da forma correta, causando as deformações e o inchaço.